domingo, 7 de agosto de 2011

Baleia Franca encontrada morta na Praia do Gi - Laguna -SC



 
 
 
Um filhote de baleia franca encalhou na Praia do Gi, em Laguna (SC), na manhã deste domingo. O estado do corpo do mamífero indica que o macho de 5,5 m de comprimento estaria morto há cerca de três dias. De acordo com o Projeto Baleia Franca (PBF), o animal foi visto por volta das 8h por Policiais Ambientais, que acionaram a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca.

A médica veterinária Cristiane Koslenikovas, da Associação R3 Animal, coordenou a necropsia do corpo do animal para obter indícios do que teria provocado o encalhe. Segundo a diretora de Pesquisa do PBF, Karina Groch, nenhum sinal externo foi visto no animal, o que pode indicar que o filhote tenha morrido de fome. "Durante os primeiros meses de vida, a única fonte de energia do animal é o leite da mãe. Esse filhote pode ter se perdido dela e ficado sem alimento, e esta pode ser a causa do encalhe", afirmou Karina.
 
A prefeitura de Laguna cedeu uma retroescavadeira para auxiliar na necropsia e no enterro dos restos do animal. Após a retirada de amostras de tecido para análise em laboratório, a baleia foi enterrada na praia. Esse filhote foi a primeira baleia encalhada registrada pelo PBF neste ano. Em 2010, houve três casos.
 
A cerca de 2 km dali, no canal dos Molhes da Barra, os moradores de Laguna viram outro animal do mesmo porte, mas nadando e respirando ruidosamente. "Ele estava vivo sim, respirando e fazendo barulho", conta a internauta Ana Barzan.

O animal apareceu por volta das 15h e foi embora logo depois. Segundo Ana, durante o inverno, a região dos Molhes da Barra recebe várias 'visitas'. "Já houve pinguins, focas e baleias, sempre vem nessa época do ano."

Fonte: Site do Terra. 

Um comentário:

Seja Bem Vindo!
Agradecemos por visitar e ajudar a divulgar os ideais da OSCIP - ANJOS DAS ÁGUAS.