domingo, 31 de julho de 2011

APNÉIA


Lembrando, próxima REUNIÃO dia 06 de Agosto. Teremos "algumas" novidades importantissimas para todos os sócios.

Aqui vão algumas dicas que poderão ajudar na prática deste esporte fascinante, estas e outras informações estão a disposição no site da FUN DIVE (http://www.fundive.com.br/apneia.php).

O termo apnéia provém do latim e significa ausência de entrada de ar. Nada mais é do que a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas e pulmões. Em outras palavras, é o ato de prender a respiração.

Apnéia também é uma designação para o esporte conhecido como mergulho livre. Nele, o mergulhador submerge sem o auxílio de equipamentos para respirar, ou seja, em apnéia. É a forma mais barata de se mergulhar. Apenas com uma máscara, snorkel e nadadeiras já é possível desfrutar as belezas subaquáticas.

O mergulhador possui total liberdade de movimentos e interação com a água. É possível se infiltrar em fendas nas rochas e outros locais inatingíveis para o mergulhador autônomo, observar as tocas de perto e se deparar com os seres que as habitam. O único limite é o fôlego, que dita o momento de retornar à superfície para renovar o ar.

Atualmente, o mergulho livre pode ser classificado em 3 atividades básicas de acordo com os seus tipos de abordagens:

1º Prática Recreativa
Destina-se à observação do fundo do mar ou outros sistemas aquáticos, bem como à diversão e o prazer que o mergulho livre proporciona.

2º Pesca Submarina
É atribuído à prática extrativista de recursos aquáticos vivos. Pode ser qualificado como um esporte independente ou como atividade profissional. O praticante utiliza o mergulho livre como meio para a exploração.

3º Mergulho Livre Competitivo
É subdividido em diversas modalidades,as quais consistem basicamente em o atleta permanecer o maior tempo submerso ou percorrer a maior distãncia ou profundidade sob a água e em apnéia. O objetivo maior é a superação pessoal e a obtenção de recordes.


Recorde Mundial de Apnéia Estática


O recorde mundial de apnéia estática oficial, ou seja, reconhecido pela AIDA (Associação Internacional para o desenvolvimento da Apnéia) dentro de seus padrões e regras internacionais, é de 9'08" (nove minutos e oito segundos), estabelecido em maio de 2007 pelo alemão Tom Sietas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo!
Agradecemos por visitar e ajudar a divulgar os ideais da OSCIP - ANJOS DAS ÁGUAS.